A distância entre empresas e empregados diminuiu consideravelmente nos últimos anos. 

Se antes era necessário conhecer intermediários para preencher as vagas, hoje em dia tudo se tornou muito mais fácil devido às plataformas de conexão profissional. 

Dentre as várias opções existentes, o Linkedin merece destaque.

O site conta com mais de 300 milhões de membros, entre pessoas e empresas, espalhados por todo o mundo.

E, para ser encontrado – e contatado – é essencial ter um perfil bastante ativo e atrativo nesta rede. 

Neste post, trago cinco dicas para deixar seu perfil no Linkedin irresistível e te aproximar da vaga dos seus sonhos.  

Dica 1 – Tenha uma boa foto de perfil 

A chance de deixar uma boa primeira impressão é única. E ela começa necessariamente por uma boa foto de perfil. Esta, não precisa necessariamente ser uma foto tirada em estúdio por um fotógrafo. 

Contudo, é essencial que esteja bem vestido, com o rosto à mostra, cabelos cortados e/ou penteados. 

Obviamente, não é isso que definirá se você será contratado ou não, mas é prudente eliminarmos as chances de causarmos uma má impressão.

Dica 2 – Tenha um bom título profissional 

No Linkedin, você pode acrescentar ao seu perfil um título profissional. É salutar que ele seja atrativo e fiel ao seu real ofício.

Rótulos genéricos, como ‘Profissional de TI’ podem te afastar das vagas. Seja o mais específico possível, como ‘Engenheiro de Dados com especialização em BI’, ou coisas do gênero. 

Dica 3 – Faça um excelente resumo 

O resumo é uma das seções dos perfis do Linkedin. Nele, você pode falar um pouco sobre si, sua trajetória e seus interesses profissionais. 

Escreva-o em primeira pessoa, destacando seus pontos fortes, tanto em hard skills como em soft skills. Essa será uma espécie de carta de apresentação sua para as empresas. 

Dica 4 – Conte suas experiências profissionais com detalhes 

Para falar sobre sua trajetória profissional, não basta apenas citar o cargo que exerceu em determinada empresa. Fale sobre o máximo de coisas que você fez, detalhe bem suas atividades. 

Pode ser que, aquela atribuição que você tinha e não dava tanto valor, seja de suma importância para o empregador e isso aumente suas chances de ser chamado para uma entrevista. 

Utilize números, dados ou alguma outra forma de comprovar que realmente sabe fazer aquilo que está dizendo. Depoimentos de colegas também podem ser utilizados para endossar sua experiência. 

Quer ter um perfil irresistível no Linkedin? Veja 5 dicas infalíveis

Capriche na foto do Linkedin. A chance de uma causar uma boa primeira impressão é única

Dica 5 – Adicione competências ao seu perfil

Depois de já ter relatado suas atribuições técnicas/práticas na profissão, é hora de falar sobre suas competências. Nessa parte, entram aquelas características consideradas soft skills.

Enquadram-se neste rol de habilidades: facilidade de trabalhar em grupo, capacidade de liderar, boa comunicação, etc. 

Você pode ainda acrescentar algumas ferramentas que saiba utilizar e que não estejam necessariamente ligadas ao seu ofício, coisas como Excel, Notion e outras plataformas que podem supervalorizar os seus aspectos profissionais. 

Dica bônus – Utilize o Linkedin diariamente

Se você está buscando melhores oportunidades ou uma recolocação profissional, é de extrema importância que você utilize com frequência o Linkedin

Interaja em publicações de amigos, compartilhe seus trabalhos relevantes e sempre acesse a parte de vagas do site. 

Esta última, deve ser conferida com frequências. Às vezes, as melhores vagas passam pouco tempo disponíveis. 

Acompanhe nossas redes sociais

Se você quer alavancar sua carreira profissional como programador e ganhar em moeda forte, fica sempre ligado nas minhas postagens por aqui e nas minhas redes sociais (YoutubeInstagramTiktok, Telegram). 

Abraços e vamos juntos!