Iniciar uma carreira internacional como desenvolvedor de software pode ser uma jornada emocionante e gratificante.
Afinal, expandir seus horizontes profissionais faz parte do seu crescimento como Dev.
Não que você não possa encontrar as oportunidades aqui no Brasil, mas dar um ‘up’ na sua vida de programador lá fora pode ser aquele start que você está precisando para virar a chave e se tornar um dev de sucesso e completo.
Neste artigo, trago para você um guia abrangente para começar sua jornada na carreira internacional de desenvolvedor de software.
Então vem comigo neste post, porque tenho certeza que, ao final, você sairá com muitas ideias para pôr em prática. Boa leitura! 😉
1. Educação e Aprendizado
Este é o primeiro passo para você começar a pensar sua carreira de desenvolvedor lá na gringa, e tudo começa com investir em uma base de estudos sólida.
Então, obtenha um diploma em Ciência da Computação, Engenharia de Software ou áreas relacionadas. A educação formal é uma base sólida para sua carreira. No vídeo a seguir eu faço uma análise dos prós e contras de curso e facul na área de TI. Confira!
Existem inúmeras opções de cursos online; Então, faça cursos online em plataformas como Coursera, Udacity, edX ou Khan Academy para aprender habilidades relevantes em desenvolvimento de software.
Isso com certeza vai te agregar em muito conhecimento para sua carreira de dev.
Desenvolva projetos práticos para aplicar seus conhecimentos. Contribua para projetos de código aberto e crie um portfólio sólido. Isso com certeza te ajudará a expandir os horizontes.
Antes de dar o primeiro passo para sua carreira de dev no exterior, pesquise sobre países que têm demanda por desenvolvedores de software e empresas que estão contratando internacionalmente.
Como tudo na vida requer um pouco de burocracia, compreenda os requisitos de visto para trabalhar no país desejado e prepare a documentação necessária (caso você queira imigrar).
Busque as oportunidades em sites de emprego internacionais, existem diversas opções como LinkedIn, Glassdoor, Indeed, etc.
Você pode considerar também o auxílio de agências de recrutamento especializadas em contratações internacionais.
Prepare-se antes de realizar as entrevistas, e faça o dever de casa, pesquise sobre a empresa e suas práticas de entrevista.
Trabalhe em suas habilidades de comunicação e fluência no idioma do país de destino. Esteja aberto para se adaptar à nova cultura e ambiente de trabalho.
Nada como fazer aquela pesquisa básica antes de mais nada, para não ter surpresas pelo caminho.
Conseguiu a vaga dos sonhos para começar sua jornada de dev lá na gringa? Então prepare-se para a mudança logística e burocrática, como acomodação, contas bancárias e seguros de saúde.
Tudo isso tem que ser planejado com bastante antecedência, para que tudo ocorra dentro do previsto.
Lembre-se, a paciência e a persistência são essenciais nessa jornada. Boa sorte! Eu estou torcendo pelo seu sucesso!
Acompanhe nossas redes sociais