As ferramentas de Inteligência Artificial vêm dominando diversas áreas da tecnologia. Do design à edição de vídeo, muita coisa pode ser feita através da IA’s.

Dentro da vasta gama de possibilidades da sua utilização, muitos questionam sobre a possibilidade do seu uso no exercício da atividade de programador.

E sim, é possível utilizá-la e nesta publicação eu te conto de que maneira isto se torna factível.

O uso da Inteligência Artificial na programação

Para os programadores de plantão, deixo aqui as dicas para uso de Inteligência Artificial para:

  • Resolver problemas de programação, podendo resolver problemas de lógica e estrutura de dados e também solucionando questões relacionadas a algoritmos. Posso citar como exemplo o AlphaCode, sistema capaz de gerar código para problemas de programação
  • Identificar bugs e erros de programação, falhas nos códigos e inconsistências a fim de melhorar os aspectos de segurança e manutenção do software.
  • Tornar a programação mais acessível para iniciantes ou qualquer pessoa que possa ter dificuldade nesta área. É possível, inclusive, traduzir a linguagem natural para código através de IA.

 

Entre muitas outras possibilidades.

A eclosão da Inteligência Artificial e o receio pelos postos de trabalho

Diante da popularidade cada vez maior dos instrumentos de IA, muitos profissionais – das mais diversas áreas – passaram a ter receio do avanço deste tipo de tecnologia.

Na óptica dos mais temerosos, vários postos de trabalho poderão ser substituídos por Inteligência Artificial, o que é pouco provável que aconteça.

A grande revolução inserida neste contexto remete-se ao fato de que devemos nos tornar aptos a usar as IA’s, não temê-las.

Aperfeiçoando-se nisso, o profissional ganha uma nova skill e terá vantagem sobre seus ‘concorrentes’ que optaram por condenar a IA em vez de usá-la como um agente facilitador dos mais diversos tipos de trabalho.

Limitação das IA’s deve servir de alerta

Mesmo com infinitas possibilidades de utilização da Inteligência Artificial, ela possui limitações que devem ser observadas pelo profissional.

Inclusive, é justamente por causa dessas limitações que elas não podem substituir a ação humana.

Suas debilidades podem ser encontradas nos aspectos relacionados a:

  • Confiabilidade: O código gerado pela IA pode ser insuficiente, incompleto ou até mesmo errado, tornando necessária a intervenção humana na supervisão e/ou revisão.
  • Ética: A Inteligência Artificial pode gerar códigos que firam princípios éticos, legais ou morais. Isto porque não possui senso de discernimento destes valores.
  • Criatividade: Definitivamente, esta é uma das principais limitações das IA’s. Apesar de ser usada em várias áreas de criatividade, como design, edição de imagens ou redação de conteúdos, a IA é incapaz de gerar algo 100% original.

Passos importantes para o profissional de TI percorrer em relação à IA

Se você chegou até o fim deste artigo, acredito que tenha compreendido a importância da Inteligência Artificial e de que forma ela pode ser usada como aliada.

Desta forma, dedique-se a dominar as ferramentas e utilize-as para facilitar o seu trabalho. Certamente, o conhecimento sobre elas pode abrir portas no mercado.

Uso de Inteligência Artificial na Programação

Ferramentas de IA costumam fazer parte da minha rotina como Dev 

Dica Bônus – 3 IAs para profissionais de TI

Para não ficar apenas na teoria, confira abaixo três ferramentas de Inteligência Artificial destinadas à profissionais de TI.

  • GitHub Copilot: É um editor de programação de pares de IA que sugere código em tempo real para ajudar os desenvolvedores a trabalhar com mais rapidez e eficiência. Ele é alimentado por um novo sistema de IA, o OpenAI Codex, e traduz a linguagem natural para prompts de codificação à medida que os desenvolvedores escrevem um comentário ou uma linha de código
  • Vertex AI: É uma plataforma unificada de inteligência artificial que permite construir, implantar e dimensionar modelos de aprendizado de máquina. O software auxilia na importação de dados de várias fontes, garantindo que apenas dados relevantes sejam usados para treinar seus modelos. Ele também permite que as empresas monitorem, controlem e gerenciem seus modelos a partir de um único lugar
  • OpenCV: É uma biblioteca de código aberto de visão computacional que oferece mais de 2500 algoritmos para processar conteúdo audiovisual. Ela pode ser usada para detectar rostos, objetos, rastrear movimentos, criar realidade aumentada e muito mais.

Acompanhe nossas redes sociais

Se você quer alavancar sua carreira profissional como programador e ganhar em moeda forte, fica sempre ligado nas minhas postagens por aqui e nas minhas redes sociais (YoutubeInstagramTiktok, Telegram). 

Abraços e vamos juntos!